Adicionar aos favoritos              Hoje é 27/11/2014              Bem vindo, visitante! [ Cadastre-se | Entrarrss  |  tw


Outubro Rosa: mês de conscientização e prevenção do câncer de mama


  • DESCRIÇÃO: As atividades realizadas no Outubro Rosa eram, e continuam sendo, voltadas para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
  • PERMITIR COMENTÁRIOS: Sim
  • Publicado em: 5 de outubro de 2012 17:31
Outubro Rosa: mês de conscientização e prevenção do câncer de mama

ab16306d9655d530d4343b01020b874fdelicious
 

Desde que o mês de outubro começou, monumentos de várias cidades do Brasil estão sendo iluminados de rosa. Entre eles, existem monumentos que sequer costumam usar cores em sua iluminação normal, e a mudança pode ter pego algumas pessoas de surpresa. A iniciativa faz parte do Outubro Rosa, movimento internacional que tem o objetivo de promover a conscientização quanto ao câncer de mama.


Tudo começou em 1990, nos Estados Unidos. Naquele ano, em Nova York,  foi realizada a primeira Corrida pela Cura, e a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor-de-rosa entre os participantes. Mais tarde, em 1997, entidades das cidades americanas de Yuba e Lodi passaram a promover de forma sistemática ações de prevenção do câncer de mama. O mês de outubro foi escolhido como o período em que o trabalho seria feito de forma mais intensa, e como o laço rosa já era reconhecido com um símbolo do combate à doença, foi adotado o nome Outubro Rosa.


As atividades realizadas no Outubro Rosa eram, e continuam sendo, voltadas para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A princípio, locais públicos eram enfeitados com laços rosa, depois vieram as corridas, os eventos com a presença de pessoas que venceram o câncer, desfiles de moda e outras ações semelhantes. O movimento foi se tornando tão popular que o Congresso Americano instituiu outubro como o mês nacional de prevenção ao câncer de mama.


Não há registro de quando surgiu a idéia de trocar os laços por iluminação rosa nos monumentos, mas o fato é que a prática ajudou muito a popularizar o Outubro Rosa. Atualmente a iluminação rosa em pontos de destaque das cidades é imediatamente reconhecida como parte do movimento.



Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que o câncer de mama é o segundo mais freqüente no mundo inteiro. Homens podem desenvolver a doença, mas ela atinge principalmente as mulheres. A principal forma de combate é o diagnóstico precoce, por isso as medidas fundamentais são o autoexame das mamas e, a partir dos 40 anos, o exame de mamografia, que deve ser realizado anualmente.

Referência do Artigo ID: 173506f416abac3a

    

935 visualizações, 2 hoje

Email This Post Email This Post   

Deixe seu Comentário

É necessário fazer login para poder inserir comentários.

Informações deste autor

telmagomessouza

Artigos publicados por telmagomessouza

Últimos itens anúnciados por telmagomessouza »

Para obter informações sobre este artigo, preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem para o autor.

Fique Atualizado e Baixe
um E-book SEO Grátis!


  

Após o Cadastro você receberá um Email Automático. Clique no link enviado para Ativar e receber as novidades.
diHITT - Notícias